sábado, 24 de janeiro de 2009

"La Ville-Lumiére"




Em uma terça a noite fria chegamos em Paris, eu e minha mãe com todo seu espirito aventureiro, no trajeto do aeroporto até o centro da cidade começamos a experimentar as emoções que viriam pela frente.


Chegamos ao Albergue St Christophers Inns, pertinho da estaçao Crimeé, gostei da estadia por lá, um povo jovem e animado e se tratando de albergue esse era até confortavel e tinha um café da manha muito bom.


Deixamos as malas no quarto e corremos para o metro sentido a estaçao Trocadeiro, que fica de frente a torre e tem uma visào privilegiada, com os jardins do trocadeiro formando um caminho dos sonhos de qualquer noiva, subimos as escadas e voila, linda e imponente a Torre Eiffel se apresenta Iluminada, um espetaculo unico,quase surreal, confesso que me emocionei, principalmente pelo fato de esse ser um sonho de minha mãe; que quando observava as folhinhas do caléndario a muitos anos atrás no interior de Minas Gerais não imaginava que um dia veria aquelas paisagem ao vivo e palpaveis.


Cansadas da viagem e animadas com os primeiros pedaços de Paris voltamos ao hotel para no outro dia gozar ao maximo daquilo que a cidade tem para oferecer.


Na manha do dia seguinte as 8 já estavamos na rua, nao chovia e nem nevava, mas o frio era de bater o queixo, nada que nos desanimasse, nossa primeira parada foi no Museu do Louvre, uma obra maravilhosa que guarda outras tantas reliquias, do louvres seguimos verso a La Bastille simbolo da esquerda francesa, tiramos algumas fotos e bora pro metro novamente, chegamos a Catedral de Notre Dame, uma obra sem duvida maravilhosa, com sua arquitetura gotica serviu de logo para uma conhecida obra de Vitor Hugo que virou desenho da Disney: "O corcunda de Notre-Dame'.


Da Catedral seguimos a torre Eifell, caminhamos ao longo do Sena, repirando junto com a cidade, confesso que a torre de dia não me emocionou, mas tem a sua grandeza intocavel.


Minhas mãe estava desesperada para ir a Champs Elyseé, a rua de comercio mais famosa de Paris, cheia de classe, obviamente o sonho de consumo de qlq consumista..rs.


Passamos pelos palacios e Museus, pegamos o metro e fomos onde ela começa, no Arco do Triunfo, monumento contruido para comemoras as vitórias militares de Napoleão Bonaparte, foi ali que uma francesinha muito simpatica me entrevistou para um projeto de sua faculdade de jonalismo, me aparece cada uma, enquanto ela perguntava sobre o Obama eu paquerava descaradamente as lindas vitrines ao meu redor.


Era melhor sair logo dali , ainda queria passar pelo Moulin Rouge e estava faminta, cansada e com febre.


Voltamos ao hotel, deixamos algumas sacolas, comemos um lanche e me dei conta que tinha pego uma gripe das bravas, a febre aumentou acabei dormindo um porco mas as 22:00 da noite acordei com um objetivo fixo..preciso ver o tal do Moulin, afinal foi um filme que me marcou muito e quem me conhece sabe que adoro esse tipo de coisa..rs


O antigo Cabaret tal como aparece no filme me encantou, simbolo da boémia com seu moinho e suas luzes, mesmo com febre e frio valeu a visita.


Esse foi o pouco que consegui traduzir para o papel dessa viagem, me falaram muito sobre os franceses, sobre falar ingles por lá, eu tive uma impressão otima, tudo bem que a cidade é cheia de estrangeiro, mas todos com quem falei foram educados e prestativos, não tive nenhum problema com o povo que movimenta a cidade, oq me convidou para um retorno com mais calma e tempo para desfrutar de todos os prazeres que a cidade Luz tem a oferecer!










Um comentário:

Nise disse...

Oi querida, espero que tenha aproveitado cada minuto da sua experiência em Paris...eu tb vou realizar esse sonho....
Tenha uma ótima semana!!!!
Beijinhos